Prefeito e secretário vão a Gramado para conhecer iniciativas bem sucedidas na área de turismo

O prefeito João Paulo Ribeiro e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ednaldo Henrique Pereira, estiveram na última quarta-feira na cidade de Gramado (RS) para uma rápida visita. A viagem teve dois objetivos principais: conhecer ações bem sucedidas no segmento de turismo e encontrar a equipe que organiza a FENIM – Feira Internacional de Negócios da Indústria da Moda.

Na primeira parte da visita, João Paulo esteve com a secretária de turismo, Rosa Volk, para conhecer o departamento e obter mais informações sobre como os gaúchos trabalharam nos últimos anos para atrair e manter os turistas. Tudo isso na única prefeitura certificada com ISSO 9000 do Brasil.

Volk afirmou que o trabalho só tem sucesso porque envolve toda a comunidade. De acordo com ela, desde 1973 as escolas do município mantém a disciplina de Turismo, com o objetivo de mostrar a importância da atividade econômica para o município e fazer dos alunos pequenos agentes de turismo. O prefeito pretende adotar essa prática nas escolas municipais de Monte Sião.

Outro ponto de destaque citado por Volk foi o Natal de Luz, evento realizado anualmente pelo município. Segundo dados da secretaria de turismo, mais de 1,7 milhão de pessoas passaram por Gramado durante os 77 dias de evento. O orçamento para 2012 ficou na casa dos R$ 20 milhões, sendo que a prefeitura não desembolsou nenhum centavo – os recursos foram captados junto à iniciativa privada através da Lei Rouanet, que instituiu a política de incentivos fiscais que possibilita pessoas físicas e jurídicas aplicarem parte do imposto de renda devido em ações culturais. O dado chamou a atenção do prefeito e do secretário.

Após o encontro, João Paulo seguiu para o Serra Park, onde estava sendo realizada a FENIM. Lá teve uma reunião com a organização do evento, em especial com a empresa de assessoria de imprensa. A jornalista Solange Motta, especializada em eventos de moda, falou um pouco do seu trabalho e de sua experiência na área. O prefeito e o secretário visitaram ainda os estandes da feira e prestigiaram as quatro empresas monte-sionenses presentes no evento.

Por fim, prefeito e secretário afirmaram ter saído com muitas informações importantes para planejar ações voltadas ao incentivo ao turismo em Monte Sião, bem como na realização de eventos de atacado que promovam as malharias do município. “Voltamos com informações e até mesmo com modelos de documentos da secretaria de turismo de Gramado, que é exemplo de como prospectar recursos do governo e da iniciativa privada para desenvolver sua economia”, pontuou Ednaldo.

Já o prefeito avaliou a rápida visita como “extremamente positiva”, dado o grande volume de informações que obteve. “É muito importante ver de perto estas ações que deram certo para que possamos desenvolver tanto a atividade turística quanto a nossa indústria do tricô. E essa visita a Gramado proporcionou estas duas situações de uma só vez”, destacou o prefeito.