A praça prefeito Mário Zucato de Monte Sião

Praça prefeito Mário Zucato

A Praça Prefeito Mário Zucato, que recebe este nome em homenagem ao primeiro prefeito da cidade de Monte Sião, Mário Zucato, é um dos atrativos que mais chamam a atenção de quem passa pelo centro do município. O local é visto como ponto turístico e de descanso pelos milhares de turistas que passam por aqui durante todos os anos.

praca-mario-zucato

O jardim que ornamenta a praça e a própria cidade foi construído pela prefeitura municipal e sua inauguração aconteceu no ano de 1941. Sua conservação se dava por operários comuns. Na década de 40, o jardim passou a ser cuidado por Estevam Comune, também operário, filho de imigrantes italianos. O brasiliano era um admirador da natureza e sabia como cultivar flores, preservar as árvores e fazer trabalhos artísticos com os ciprestes.

Durante muito tempo, até aproximadamente os anos 70, o jardineiro se dedicou, com muito amor e imaginação, ao embelezamento da praça, modelando seus jardins.
Estevam era um artista da topiaria, que é a arte de enfeitar jardins, dando a grupos de plantas, por meio de podas e cortes, desenhos diversificados. Criou então figuras interessantes de pássaros, animais silvestres, uma grande estrela apontando os quatro pontos cardeais, aviões, barcos e, em destaque, o nome “Monte Sião – Minas Gerais”.

_mgl0811

Todas essas figuras, artisticamente trabalhadas com o manuseio da tesoura, nasceram da imaginação e inspiração de Estevam. Ele, mesmo que sem intenção, transformava seus jardins tão queridos, em obras ornamentais de importância turística da cidade de Monte Sião. Graças a seu trabalho e criatividade, o jardineiro transformou a praça central em sinônimo de beleza e arte.

A Praça Prefeito Mário Zucato de Monte Sião, nos dias de hoje.

A topiaria virou tradição na Praça Prefeito Mário Zucato e até os dias de hoje os ciprestes ainda recebem cuidados de artistas dedicados que realçam a beleza do local. O artista plástico Woodrow Luiz, que nos últimos meses tem trabalhado nos jardins formando desenhos de animais e objetos diversos, usa uma técnica da topiaria que é conhecida como Stuffed, mesma técnica utilizada nos jardins da Disney.

pavao-topiaria

Além da beleza de suas paisagens, a praça é sinônimo de local de descanso para os visitantes. Repleta de bancos e árvores, oferece repouso aos que vêm para a cidade comprar o famoso tricot e tranquilidade para quem quer descansar debaixo da sombra de suas árvores.
A praça possui também uma bonita fonte luminosa que decora o ponto central da praça e bebedouros de água mineral para aqueles que desejam se refrescar.

fonte-agua-mineral

A Praça Prefeito Mário Zucato localiza-se exatamente no centro comercial de Monte Sião e é hoje o local que sedia grande parte dos eventos que a cidade oferece. É ali que se instalam as tendas e toda a estrutura para a realização do Festival Multicultural de Inverno e onde são realizadas as mostras das coleções de inverno e verão, das peças de tricot. Em 2015, a praça foi palco também da FENAT Verão e recebeu milhares de turistas em seus estandes. E nos últimos meses do ano, atraiu olhares para a decoração de Natal.

_mgl0821

A Praça Prefeito Mário Zucato espera por você e sua família para apreciar tudo o que há de bom em Monte Sião.