Porcelana Monte Sião, a única porcelana azul e branca feita artesanalmente do Brasil

Porcelana Monte Sião, história e tradição da única porcelana azul e branca produzida artesanalmente do Brasil.

foto_porcelana_fachada

 

A Porcelana Monte Sião tem como data de fundação o ano de 1959, inicialmente com uma discreta produção, a qual era dedicada a pequenos bibelôs. Certa vez, sob encomenda, foi pedido que se fizesse uma cópia de uma jarrinha azul e branca trazida de Portugal. O pedido foi atendido e fez tanto sucesso que virou um modelo para a produção da fábrica. Outros modelos parecidos foram desenvolvidos e reproduzidos.

variedade_porcelana_monte_siao

Com o tempo e o sucesso, a fábrica começava a diversificar sua linha de produtos e passou então a trabalhar com peças domésticas variadas, como xícaras, pires, travessas, canecas, entre outros.

O processo era inteiramente artesanal e até mesmo as máquinas utilizadas na produção das peças eram fabricadas pela própria porcelana.

porcelana_artesanal

No início, as vendas eram feitas apenas em feiras e eventos nas cidades vizinhas. Após alguns anos, a loja foi inaugurada no mesmo local onde se localizava a fábrica.
Para atrair turistas, funcionários da porcelana iam até a cidade de Águas de Lindóia para convidar os turistas que lá estavam para visitar a fábrica. Com o aumento das visitas à loja, as malharistas locais se instalavam próximos à fábrica para vender as peças confeccionadas por elas em suas casas.

Com a transformação da cidade de Monte Sião em cidade turística, o público que visita a porcelana é cada vez maior. O interessante é que mesmo com o avanço das tecnologias, o processo de produção das peças ainda é totalmente artesanal, feito inteiramente em fornos à lenha. Assim, cada peça confeccionada é tratada como se fosse única.

porcelana-monte-siao

Outro diferencial da Porcelana Monte Sião é o fato de que os visitantes, além de conhecerem a loja e apreciarem toda a beleza da porcelana azul e branca, têm a oportunidade de ver de perto todo o processo de fabricação. A fábrica é totalmente aberta ao público que pode acompanhar desde o momento do enchimento das formas, passando pela pintura à mão peça por peça e a queima para finalização dos objetos.

 

 

 

A Porcelana Monte Sião na mídia.

A Porcelana Monte Sião já marcou presença em revistas, novelas e comerciais, e é produto de exportação para diversos lugares do mundo. Além disso, é a única fábrica que produz porcelana artesanal azul e branca no Brasil.
As peças da porcelana são de excelente qualidade e atraem o interesse de todos os turistas que passam por aqui, pelo fato de serem semelhantes com as peças vindas de Portugal. A porcelana azul e branca ganha hoje um lugar que vai muito além da utilização doméstica, visto que é usada como peça de decoração para os mais diversos ambientes.

Uma fábrica que se consolidou com o passar de mais de 50 anos, já é parte da história de Monte Sião e com certeza é local indispensável para se visitar e ter a oportunidade de conhecer um processo artístico e histórico, além de adquirir peças únicas de alta qualidade.

porcelana-monte-siao-caixa

A fábrica e a loja da Porcelana Monte Sião estão localizadas na Rua 7 de Setembro, n° 436, no centro da cidade de Monte Sião e ficam abertas inclusive nos domingos e feriados.

admin

Dar uma opnião

Clique aqui para postar sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *