Macarrão Quadrado, um patrimônio de Monte Sião

O macarrão quadrado, um patrimônio de Monte Sião.

Macarrão Quadrado de Monte SiãoMonte Sião recebeu um grande número de imigrantes italianos , que se fixaram na cidade entre os anos de 1887 e 1910, para trabalhar em lavouras, principalmente de café. Foram aproximadamente 450 famílias, vindas de diversas regiões da Itália.
Junto às famílias que se estabeleceram em Monte Sião, estabeleceram-se também sua cultura e seus costumes. Dentre estes, uma especialidade culinária que até os dias de hoje faz parte do prato dos monte-sionenses: o macarrão quadrado. Acredita-se que o prato tenha surgido após a necessidade de se aproveitar os ingredientes disponíveis em casa, já que a situação financeira não era tão boa na época. É importante ressaltar que este prato não faz parte da cultura italiana, tendo sido criado em Monte Sião, pelos italianos.

O macarrão quadrado é uma massa cozida, misturada ao molho branco, colocada em uma assadeira, cortada em quadrados, empanada e frita; após pronta, é servida com muito molho de tomate.

O prato ganhou tantos admiradores, que perpassou pelo tempo e ganhou um título, por ser exclusividade da cidade de Monte Sião. Em 2013, a Lei n° 2091/13 declarou o Macarrão Quadrado, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Monte Sião, juntamente com dois outros produtos típicos monte-sionenses: o quentão de laranja e o sugre.

O prato pode ser encontrado durante todo o ano na cidade e está disponível inclusive na versão congelada, para aqueles que desejam levar consigo um pouquinho da culinária daqui para casa. O Macarrão Quadrado também é servido durante o Festival Multicultural de Inverno e na Festa do Imigrante Italiano.

Em 2013, durante a Festa Italiana, foi realizada uma espécie de Festival do Macarrão Quadrado, no qual foram servidas 8 variedades deste prato. Eram variações de recheio, molhos e até mesmo da composição com o próprio macarrão. Os diferentes sabores agradaram o paladar de quem participou do evento.
Se você ainda não experimentou o Macarrão Quadrado, venha para Monte Sião! Caso já tenha provado, deixe seu comentário aqui!
Acompanhe a receita e um vídeo que lhe ensina como preparar o famoso prato monte-sionense em casa:

Receita do Macarrão Quadrado

INGREDIENTES:

– 500g de macarrão ninho número 3
– 6 ovos
– 1 kg de farinha de rosca
– 100g de queijo parmesão ralado (para polvilhar)
– óleo para fritar

INGREDIENTES PARA O CREME:

– 6 copos de leite
– 8 colheres de queijo parmesão ralado
– 8 colheres de amido de milho
– 4 colheres de manteiga
– Sal a gosto

MODO DE FAZER:
– Cozinhar os 500 gramas do macarrão e escorrer.
– À parte, levar ao fogo os ingredientes do creme, mexendo sem parar, até engrossar.
– Fora do fogo, juntar o creme ao macarrão escorrido. Misturar muito bem.
– Despejar em um pirex ou assadeira com aproximadamente 3 cm de altura. Alisar com uma faca e deixar esfriar.
– No dia seguinte, cortar em quadrados de aproximadamente 5 cm x 5 cm, passar na farinha de rosca, no ovo batido, e na farinha de rosca novamente.
– Fritar em bastante óleo quente (poucos de cada vez).
– Escorrer. Arrumar em uma travessa e cobrir com molho de tomate à bolonhesa, bem temperado e grosso.
– Polvilhar o parmesão ralado.

 

admin

Dar uma opnião

Clique aqui para postar sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *