Festival Expressão Livre em Monte Sião

Festival Expressão Livre MPB & Rock

Vários eventos agitam Monte Sião durante o período em que a cidade é mais visitada: o inverno. São eventos de moda, gastronômicos, radicais e claro, um evento com boa música não poderia faltar na Capital Nacional do Tricô.
O Festival Expressão Livre é organizado anualmente pela ONG Expressão Livre, de Monte Sião, durante o Festival Multicultural de Inverno, na Praça Prefeito Mário Zucato.

A ONG Expressão Livre já existe há 14 anos e tem proporcionado à cidade vários eventos significativos para a cultura e entretenimento dos jovens, comunidade e turistas. Os eventos realizados pela ONG são abertos ao público em geral. Dentre os projetos realizados, podemos citar: a Escola de Samba Juventude Viva; a mostra de quadros “Monte Sião em cores”, com pinturas de diversos artistas da cidade e região; peças teatrais e o projeto musical Bateria Show de Juventude.

O Inicio do Festival Expressão Livre

O Festival nasceu juntamente com a ONG, no ano de 2002, e nos dois primeiros anos contou somente com a participação de artistas da cidade e região, executando músicas já populares. Não havia premiação nesta época e o evento era realizado no Centro Cultural Italia Zucato Pacchioni.

Desde o ano de 2004, o Festival Expressão Livre passa a ter outro formato, somente com músicas inéditas e premiação entre os participantes.
Com o passar dos anos, o evento mudou de local algumas vezes e de estilo musical também. Apesar das mudanças, os gêneros: MPB e Rock Nacional estiveram presentes em todas as edições.

No ano de 2013, o festival de música passou a ser realizado no espaço do Festival Multicultural de Inverno e o público acompanhou toda essa evolução.

Desde 2014, o Festival Expressão Livre de MPB e Rock Nacional tem superado as expectativas e chamado a atenção dos participantes dos melhores festivais de música do país, com premiações e ajudas de custo dos concorrentes dignas da qualidade dos artistas que vêm prestigiar o evento.

O Festival Expressão Livre de MPB e Rock Nacional é dividido em dois dias de evento, por gênero musical. Neste ano, foram 160 músicas inscritas, sendo confirmadas 60 músicas no estilo MPB e 49 no estilo Rock Nacional. São participantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Ceará e Paraná.

Festival Expressão Livre 2016

No dia 16 de julho, aconteceu o Festival Expressão Livre, do estilo MPB e os vencedores foram:
1º lugar: Márcia Cherubin, com a música “Rodas”.
2º lugar: Capela, com a música “A Luz do Candieiro”
3º lugar: José Renato e Marina Rosa, com a música “É ocê que eu quero”.

Prêmio Marcos Roberto Cheres (Voto Popular): Destilados, com a música “O Ritual”.

No dia 23 de julho, acontecerá o Festival do gênero Rock, com um total de 10 participações artísticas.

O Festival Expressão Livre MPB e Rock Nacional tem atraído admiradores a cada ano que passa, com a qualidade musical e cultural oferecida no evento.
Se você estiver em Monte Sião, não perca a oportunidade de apreciar boa música, em um ambiente aconchegante e com prosa agradável.