Festa do Migrante Paranaense

Festa do Migrante Paranaense

Monte Sião recebeu imigrantes de várias nacionalidades, além de receber também diversas pessoas que vieram de outros estados do Brasil, principalmente do Paraná. Em meados dos anos 80, centenas de migrantes paranaenses escolheram a Capital Nacional do Tricô como novo lugar para se instalar. A jornada destas famílias que elegeram as terras mineiras para viver não foi fácil, mas Monte Sião é uma cidade de oportunidades onde as pessoas podem prosperar.

A contribuição destas pessoas para Monte Sião foi significativa em vários sentidos, tanto no desenvolvimento, quanto no enriquecimento cultural do município. A migração paranaense construiu sua história nas raízes de Monte Sião e marcou tanto que recebeu também uma festa em sua homenagem.

Além de valorizar a contribuição das famílias paranaenses para a cidade, a festa também tem uma causa muito nobre: ajudar a APAE de Monte Sião, dando melhores condições de vida para nossas excepcionais crianças.

A Festa do Migrante Paranaense é realizada na tenda do Festival Multicultural de Inverno, na Praça Prefeito Mário Zucato, com uma estrutura que oferece a qualidade e o conforto necessários para a realização desse tipo de atração. O local onde é realizado o festival se tornou ponto confirmado para vários eventos de Monte Sião.

O que você encontra na Festa do Migrante Paranaense

Como se trata de uma festa com caráter beneficente, os convites são vendidos antecipadamente na própria APAE, local para o qual é destinado todo o lucro da festa.

A Festa do Migrante Paranaense conta com um cardápio selecionado a cada ano e geralmente envolve tradições sulistas, como o bom e sempre bem-vindo churrasco. Também há variações de saladas e maionese. Dentre todas as comidas servidas no jantar, o destaque vai para a carne de carneiro assada, que é sempre o prato mais esperado da noite.

A festa também é regada a um bom chopp, que é servido até um determinado horário, geralmente às 2h00 da manhã. Refrigerante e água também fazem parte do cardápio e são servidos sem custo adicional.

A animação do evento fica por conta de violeiros que agitam muito a festa. A pista de dança então se torna bem convidativa e logo que a música se inicia, vão surgindo os primeiros casais. Quem pensa que há timidez neste ambiente muito se engana. A Festa do Migrante Paranaense é a comemoração de um povo que largou tudo pra conquistar a vida, e achou aqui a oportunidade que há tanto almejava; então esse é um momento de comemoração onde se tem tudo, menos timidez, a pista chama a todos para dançar.

A música entra noite adentro e só acaba na hora em que as pernas começam a pesar. Durante a Festa do Migrante Paranaense, são apresentadas também danças típicas do sul e os participantes usam trajes comuns desta região.

A festa é nutrida por boas conversas em momentos descontraídos que reforçam as amizades antigas e as novas. O evento é muito animado e reúne paranaenses, seus descendentes e visitantes que apreciam esta cultura.

A Festa do Migrante Paranaense pode ser resumida em algumas palavras: é uma comemoração que mostra mais uma das tradições monte- sionenses e que também ajuda uma instituição que merece todo carinho e atenção pelo ótimo trabalho prestado.

Aproveite para conhecer Monte Sião e venha se divertir na Festa do Migrante Paranaense!

 

admin

Dar uma opnião

Clique aqui para postar sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *