Feira Nacional do Tricô – FENAT

Feira Nacional do Tricô – FENAT

Já ouviu falar da FENAT? Provavelmente sim, estamos falando da maior feira de tricô do Brasil! A FENAT é um evento realizado anualmente na cidade de Monte Sião, com mais de 50 estandes que apresentam as peças confeccionadas aqui. A feira já passou de sua 40° edição e tem agradado cada vez mais os visitantes de diversos estados que vêm até o município para conhecer o que há de mais bonito e moderno, principalmente da moda tricô.

Onde é realizada?

A feira não teria lugar melhor para acontecer senão na Capital Nacional do Tricô, já que é aqui que se concentram mais de 1.500 lojas, que estão espalhadas por toda a cidade. A grande variedade em fios, tamanhos, estilos e modelos que Monte Sião oferece, chama a atenção de todos que passam pelo Circuito das Malhas. Atualmente, o evento é realizado no Centro de Exposições e Lazer, localizado na Avenida das Fontes – rodovia 459, no Parque Antonieta.

Em qual data ela é realizada?

A FENAT é realizada geralmente no feriado de Corpus Christi, em meados dos meses de maio e junho e dura aproximadamente quinze dias. Quase sempre associa sua programação ao mesmo final de semana em que acontece o Encontro de Carros Antigos da cidade vizinha Águas de Lindóia. Assim os turistas têm a oportunidade de passar pelas duas cidades que são muito próximas.

Os desfiles realizados na Fenat

Durante a feira são realizados diversos desfiles, nos quais são apresentadas ao público as roupas comercializadas pelos expositores do evento. Os desfiles acontecem durante os finais de semana e são organizados em categorias: adulto feminino, adulto masculino e infantil. Além destas três categorias, acontece também o desfile da melhor idade, com incríveis modelos, mostrando o que há de melhor da moda tricô.

Quanto você pagará para entrar na FENAT?

Absolutamente nada. A entrada para a feira é gratuita e o evento oferece estacionamento, também gratuito, no próprio recinto.

Além do tricô, o que você encontra na FENAT?

A FENAT sempre inova nas atrações para que você, além de ter a oportunidade de comprar as peças em tricô de Monte Sião, possa ter um final de semana bem agradável passando pela feira.
São possibilidades de diversão para toda a família: espaço para as crianças com recreação, passeio de helicóptero pela cidade e pista de patinação no gelo, que são atrações pagas à parte.
Além disso, o evento possui praça de alimentação com choperia, lanches, quitutes e doces, além de um restaurante que oferece a típica comida mineira.

E quanto ao valor das peças?

São preços de fábrica e comprando nos estandes você pode participar de promoções como a do Guarda-Roupa da Sorte, que funciona assim: ao comprar nos estandes você ganha chaves simbólicas, que após acumuladas em certo número, são trocadas por uma chave real. Você então abre um dos cadeados do guarda-roupa, que é recheado de prêmios.

O que você deve fazer caso seja um guia de compra ou queira promover uma excursão?

Se você é guia de viagens e quer organizar sua excursão para a FENAT, poderá ser bonificado com 8% em todas as compras realizadas pelo seu grupo. Para isso, é preciso cadastrar sua excursão no site da própria FENAT. Então, um dos responsáveis pelo evento entrará em contato com você para explicar todas as regras estipuladas para esta edição da feira.

A feira existe desde quando?

O evento teve início no ano de 1972, mas era bem diferente dos dias atuais. Inicialmente, era uma simples reunião de indústrias na Praça Prefeito Mário Zucato. Com o passar dos anos e o aumento de lojistas, o evento foi ampliado e transferido para um local que poderia recepcionar melhor os visitantes.

A Fenat edição de Verão

Com o sucesso que a FENAT obteve em todos estes anos, ela acabou ganhando também, em seu 40° aniversário, uma versão de verão, que mostrou que a cidade também é uma grande produtora desta estação. Apesar de serem ainda pouco conhecidas em relação às roupas de inverno, as peças da estação mais quente do ano já vêm fazendo bastante sucesso em boutiques e lojas das grandes capitais do país.

A primeira edição aconteceu no ano de 2015, no mês de setembro, e assim como as primeiras edições da FENAT Inverno, a feira foi realizada na Praça Prefeito Mário Zucato, com uma decoração de chamar a atenção e a lente das câmeras. A edição verão contou com 20 estandes e mostrou que Monte Sião também produz roupas de verão mesclando variados tecidos, não só tricô. Na primeira versão, pudemos notar a forte presença de rendas e estampas para os mais variados gostos, mostrando mais uma vez todo o potencial industrial que a cidade possui.

O sucesso foi tanto e a feira agradou tanto aos turistas, que já tem data marcada. A FENAT Verão acontecerá entre os dias 16 e 25 de setembro, na praça central.
A campanha de lançamento da nova coleção já começou. Passeando pela cidade, é possível ver o que algumas lojas já estão preparando para o verão. E quem tem desfilado pelas ruas de Monte Sião com esta campanha é a modelo e bailarina Raquel Guarini, que marcou presença na cidade nos últimos anos.

E aí? O que acha deste programa?

Se você ainda não conheceu nenhuma das edições da FENAT, venha para Monte Sião. Esta é uma ótima oportunidade para se visitar uma das feiras mais tradicionais do segmento. Além das compras, você poderá desfrutar, juntamente com sua família, de um passeio maravilhoso pela cidade de Monte Sião, a Capital Nacional do Tricô.

admin

Dar uma opnião

Clique aqui para postar sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *