Conferência apresenta propostas para alavancar setor do turismo em Monte Sião

Evento acontece no próximo dia 21. Serão empossados os novos conselheiros do Comtur e haverá palestra e a apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico

Acontece na próxima semana a 2ª Conferência Municipal de Turismo, organizada pelo Departamento Municipal que cuida da área na Prefeitura de Monte Sião. Com o tema “Monte Sião, destino turístico”, a conferência reunirá a partir das 9h do dia 21 no Centro Cultural Professora Itália Zucato Pacchioni os novos conselheiros de turismo que serão empossados na oportunidade. Também estão previstas a divulgação do novo Plano de Desenvolvimento do Turismo, do Portal Turismo em Monte Sião e de palestras.

Após fazer a abertura oficial, o Prefeito João Paulo fará uma explanação sobre os benefícios que o município oferece através do Plano de Incentivos aos Novos Empreendimentos Turísticos – o Prinetur. O objetivo é divulgar as formas pelas quais a prefeitura pretende apoiar o desenvolvimento do setor turístico nos próximos anos e estimular a criação de novos negócios focados na atração, recepção e serviços aos turistas.

A explanação do prefeito deve se estender até às 10h, quando está prevista a posse dos novos conselheiros do Comtur. Ao todo, serão 17 pessoas que tomarão assento no Conselho Municipal de Turismo pelo período de dois anos e que terão como objetivo contribuir para as discussões sobre formas de incentivar o desenvolvimento do setor. O conselho é formado por membros do Poder Público Municipal e por empresários e trabalhadores que já estão envolvidos na prestação de serviços de turismo em Monte Sião.

Logo em seguida, os conferencistas acompanham a palestra de Gustavo Arrais, que ocupa o cargo de vice-presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O palestrante já foi secretário de turismo de Camanducaia (MG), que abriga um dos principais destinos turísticos do Brasil: Monte Verde. Em 2010, Arrais recebeu o prêmio de melhor gestor de turismo do país, em prêmio concedido na ocasião do Salão Nacional do Turismo. O palestrante vai abordar dados e estratégias de sucesso já aplicadas no setor.

Após o almoço, o Secretário de Turismo de Monte Sião, Ednaldo Henrique Pereira, vai apresentar o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico desenvolvido pela prefeitura e pelo Comtur. O plano apresenta as principais demandas em infraestrutura do município e as estratégias que serão adotadas para fazer com que a atividade turística se desenvolva em Monte Sião. O secretário falará ainda sobre a Rota Gastronômica, o Calendário de Eventos Turísticos para 2013 e o lançamento do Portal Turístico (www.turismoemmontesiao.com.br), que vai reunir informações sobre atrativos turísticos e sobre a infraestrutura disponível para acolher os visitantes.

Representantes de instituições bancárias farão uma apresentação sobre linhas de crédito para investimentos específicos do segmento, apresentando aos participantes todas as informações sobre como ter acesso e as condições para o financiamento de empreendimentos.

Para o secretário de turismo do município, Ednaldo Pereira, a conferência servirá para nortear as ações a serem tomadas pelo poder público para incentivar o setor. “A conferencia será um marco para o município. Através deste encontro criaremos um pacto pelo desenvolvimento do turismo local”, destacou.

O prefeito João Paulo destacou a importância do evento para o município e enfatizou seu desejo de que a conferência venha contribuir para consolidar a atividade turística em Monte Sião. “Dentro do planejamento de nosso governo queremos transformar Monte Sião em um destino turístico de fato. E essa conferência é o primeiro ato para concretizar esse trabalho”, concluiu João Paulo.

admin

Dar uma opnião

Clique aqui para postar sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *